Ricardo Stuckert
Notícia do dia 04/08/2023
Nesta sexta-feira, dia 04 de agosto de 2023, o ex-presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, estará na Ilha de Tupinambarana, em Parintins, para cumprir uma agenda de trabalho importante para o setor energético do Amazonas. Durante sua visita, Lula tem como objetivo relançar o programa Luz Para Todos e assinar o termo de interligação de energia da cidade com o linhão de Tucuruí.
Essa não é a primeira vez que Lula visita Parintins, pois o ex-presidente já esteve na cidade em 2003, durante seu primeiro mandato, quando prometeu tomar medidas para acabar com a falta de luz na região. Agora, ele retorna ao município para cumprir essa promessa antiga e trazer soluções que beneficiem a população local.
Durante sua passagem pela cidade em 2003, Lula também teve a oportunidade de participar do famoso Festival Folclórico de Parintins, conhecendo as tradições culturais do Caprichoso e do Garantido, dois bois-bumbás emblemáticos da região. Naquela ocasião, Lula se deparou com um problema de apagão que afetava a região e, sensível à situação, prometeu trabalhar para solucioná-lo.
Em sua atual visita, o ex-presidente destacou a importância da construção do Linhão Manaus-Boa Vista, que vai integrar todos os estados no Sistema Único de Energia, buscando fornecer uma rede energética mais robusta e confiável para a região. Além disso, Lula anunciou a reinauguração da linha de Guri, na Venezuela, possibilitando uma interligação energética com outros países da América do Sul.
"Sigo para Parintins. Teremos o relançamento do Programa Luz para Todos, além de inaugurar a interligação entre municípios amazônicos ao Sistema Interligado Nacional e assinatura do decreto de interligação elétrica dos países da América do Sul. Muito trabalho", esceveu Lula nas redes sociais.
Lula afirmou que essa iniciativa permitirá economizar cerca de R$ 500 milhões em óleo diesel, contribuindo para um ganho significativo na economia brasileira de aproximadamente R$ 12 bilhões.
A visita de Lula a Parintins representa uma ação importante para o setor energético e demonstra seu compromisso em resolver questões cruciais para o desenvolvimento do Amazonas e do país como um todo. O ex-presidente reafirma seu comprometimento com a população e com o progresso da região amazônica.